Este tipo de poluição resulta de uma elevação da temperatura do meio de suporte de um determinado ecossistema (por exemplo, um rio), em consequência de uma acção humana, como o despejo de efluentes industriais a temperaturas superiores à do meio aquático em que são diluídos, ou pela libertação de águas de arrefecimento provenientes de centrais eléctricas e, sobretudo, nucleares.
As principais consequências negativas:
- O aumento da temperatura faz com que espécies termosensíveis (com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio.
- Diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigénio dissolvido que a água fria), podendo conduzir a situações de asfixia.
- O incremento da temperatura faz com que espécies termosensíveis (com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio. Por exemplo, o desaparecimento da truta em rios em que ocorreu um aumento da temperatura da água.
- Podem surgir importantes alterações ecológicas no meio, resultantes da substituição de espécies termosensíveis por outras termotolerantes, as quais suportam uma gama mais ampla de temperaturas originando alterações nas cadeias tróficas e nas relações interespecíficas das espécies que habitam o meio. Por exemplo: a substituição da truta pela carpa.
- Aumento da sensibilidade aos poluentes, já que a aproximação aos limites de tolerância de um dado factor (temperatura, neste caso) diminui a tolerância a outros factores (por exemplo, concentração de metais pesados).
- Favorecimento do desenvolvimento bacteriano, em consequência da aproximação ao óptimo térmico de algumas espécies nefastas.
- Perturbações na reprodução, já que os juvenis, assim como os ovos (e as células sexuais, das espécies com fecundação externa) são, regra geral, muito pouco termotolerantes.
- Morte por choque térmico, causada, por exemplo, pela alteração brusca da temperatura de um ribeiro junto à conduta de saída de um afluente sobreaquecido.
- Potenciação da eutrofização dos cursos de água onde exista matéria orgânica em quantidades consideráveis.
- Diminuição da diversidade da fauna e da flora aquática
- Perturbações várias na alimentação dos animais aquáticos, por alterações no zoo e fitoplâncton.
As principais formas de erradicação da poluição térmica passam pela redução da libertação de fumos quentes, o que implica uma diminuição da queima de derivados do petróleo, bem como pelo pré-arrefecimento dos efluentes libertados nos rios e águas superficiais. A energia térmica deste efluentes pode ser utilizada, por exemplo, no aquecimento urbano, o que não só reduz a poluição, com também permite uma maior rentabilização energética e económica.
11 comentários:
Muito bom o seu texto. Continue assim. Vc sabe escrever muitissimo beeeeeeeeeem. Parabens.Seu texto me ajudou d+ na minha pesquisa. Obrigado !!!!
Nossa. Concordo com o Anonimo... parabens pelo seu texto!!!
QUE TEXTO EM!!!! MT BOM!
Continue escrevendo textos assim!!!
D+!
Parabens para VC...vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc, é mto inteligente... bom espero. rs rs rs. Brincadeira!!!!
Quanto anonimo em? Eu vou ser + um!
Texto da hora...
Vou deixar uma dica: O proximo texto pode ser sobre o EFEITO ESTUFA ta? É UM ASSUNTO MTO IMPORTANTE E EU ESTOU APRENDENDO SOBRE E ESSE TEXTO SOBRE A POLUIÇÃO TERMICA, EU COPIEI, COLEI E MANDEI PARA O MEU PRIMO, QUE ESTÁ APRENDENDO SOBRE ESSE ASSUNTO. Xau Xau
Jacques Yves Cousteau SEU TEXTO É MUITO INTERESSANTE, PENA QUE NÃO HÁ + TEXTOS IGUAIS AO SEU. O PROXIMO ASSUNTO DEVE SER SOBRE O EFEITO ESTUFA( COMO O OUTRO ANONIMO POSTOU) SIGA A IDEIA DELE, É BOA.
BOM... VOU FICANDO POR AQUI. ATÉ O PROXIMO COMENTARIO. BJOKAS DE UMA NOVA AMIGA.
muiito boom ,melhor do que muito site porai
texto mto bom em geral, mas tem mtas consequencias , devia reduzir um pouco isso =)
bay
Enviar um comentário