"Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação."

Jacques Yves Cousteau (1910-1997)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Poluição dos Solos

Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes liquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e o seu desenvolvimento regular.

Poluição de origem agrícola

A contaminação dos solos torna-se um problema quando:
  • Há uma fonte de contaminação;
  • Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da áera contaminada;
  • Há individuos e bens ameaçados por essa contaminação.

    O problema pode ser resolvido por:
    • Remoção dos individuos e bens ameaçados;
    • Remoção da fonte de poluição;
    • Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área).
    Poluição de origem urbana

    Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, são uma das principais causas dessa poluição. A presença humana, lançando detritos e substâncias químicas, como os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade.


    Aterros sanitários

    Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo. Vários produtos químicos chegam misturados ao lixo. Esses produtos aos poucos infiltram-se na terra e acumulam-se ao longo do tempo. Quando a chuva cai, o lixo e os produtos químicos são arrastados.

    O monte de lixo também liberta fumo tóxico. O cheiro de um depósito de lixo é insuportável, por causa da libertação de um gás mal-cheiroso e inflamável, chamado metano.
    O solo é um recurso finito, limitado e não renovável, face á sua taxa de degradação potencialmente rápida, que tem vindo a aumentar nas últimas décadas – pela pressão crescente das actividades humanas – em relação á sua taxa de formação e regeneração extremamente lenta. Convém ter a noção que a formação de uma camada de solo de apenas 30 cm leva  1000 a 10000 anos a completar-se.

    A urbanização crescente das sociedades modernas promove uma separação do mundo rural e faz perder a noção da importância do solo como suporte de vida no planeta. O motivo de tanta preocupação é o facto de que o solo, uma vez degradado e contaminado, terá consequências ambientais, sanitárias, económicas, sociais e politicas que poderão limitar ou até inviabilizar a sua utilização posterior.

    Sem comentários: