"Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação."

Jacques Yves Cousteau (1910-1997)

segunda-feira, 26 de Abril de 2010

Poluição Térmica

A poluição térmica, embora tendo um considerável impacto ecológico, é, talvez, uma das formas de poluição menos conhecidas, o que decorre do facto de não ser directamente visível ou audível.

Este tipo de poluição resulta de uma elevação da temperatura do meio de suporte de um determinado ecossistema (por exemplo, um rio), em consequência de uma acção humana, como o despejo de efluentes industriais a temperaturas superiores à do meio aquático em que são diluídos, ou pela libertação de águas de arrefecimento provenientes de centrais eléctricas e, sobretudo, nucleares.



As principais consequências negativas:

  • O aumento da temperatura faz com que espécies termosensíveis (com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio.
  • Diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido na água (a água quente comporta menores quantidades de oxigénio dissolvido que a água fria), podendo conduzir a situações de asfixia.
  • O incremento da temperatura faz com que espécies termosensíveis (com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio. Por exemplo, o desaparecimento da truta em rios em que ocorreu um aumento da temperatura da água.
  • Podem surgir importantes alterações ecológicas no meio, resultantes da substituição de espécies termosensíveis por outras termotolerantes, as quais suportam uma gama mais ampla de temperaturas originando alterações nas cadeias tróficas e nas relações interespecíficas das espécies que habitam o meio. Por exemplo: a substituição da truta pela carpa.
  • Aumento da sensibilidade aos poluentes, já que a aproximação aos limites de tolerância de um dado factor (temperatura, neste caso) diminui a tolerância a outros factores (por exemplo, concentração de metais pesados).
  • Favorecimento do desenvolvimento bacteriano, em consequência da aproximação ao óptimo térmico de algumas espécies nefastas.
  • Perturbações na reprodução, já que os juvenis, assim como os ovos (e as células sexuais, das espécies com fecundação externa) são, regra geral, muito pouco termotolerantes.
  • Morte por choque térmico, causada, por exemplo, pela alteração brusca da temperatura de um ribeiro junto à conduta de saída de um afluente sobreaquecido.
  • Potenciação da eutrofização dos cursos de água onde exista matéria orgânica em quantidades consideráveis.
  • Diminuição da diversidade da fauna e da flora aquática
  • Perturbações várias na alimentação dos animais aquáticos, por alterações no zoo e fitoplâncton.
 

    A poluição térmica aérea assume importância sobretudo ao nível das zonas urbanas e industrializadas, em consequência da libertação dos fumos e escapes aquecidos, resultantes da queima de combustíveis fósseis. Estes gases contribuem também para o incremento do efeito de estufa e do smog, gerando, deste modo, uma poluição térmica indirecta adicional.

    As principais formas de erradicação da poluição térmica passam pela redução da libertação de fumos quentes, o que implica uma diminuição da queima de derivados do petróleo, bem como pelo pré-arrefecimento dos efluentes libertados nos rios e águas superficiais. A energia térmica deste efluentes pode ser utilizada, por exemplo, no aquecimento urbano, o que não só reduz a poluição, com também permite uma maior rentabilização energética e económica.

    11 comentários:

    Anónimo disse...

    Muito bom o seu texto. Continue assim. Vc sabe escrever muitissimo beeeeeeeeeem. Parabens.Seu texto me ajudou d+ na minha pesquisa. Obrigado !!!!

    Anónimo disse...

    Nossa. Concordo com o Anonimo... parabens pelo seu texto!!!

    Anónimo disse...

    QUE TEXTO EM!!!! MT BOM!

    Anónimo disse...

    Continue escrevendo textos assim!!!

    Anónimo disse...

    D+!

    Anónimo disse...

    Parabens para VC...vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc,vc, é mto inteligente... bom espero. rs rs rs. Brincadeira!!!!

    Anónimo disse...

    Quanto anonimo em? Eu vou ser + um!
    Texto da hora...

    Anónimo disse...

    Vou deixar uma dica: O proximo texto pode ser sobre o EFEITO ESTUFA ta? É UM ASSUNTO MTO IMPORTANTE E EU ESTOU APRENDENDO SOBRE E ESSE TEXTO SOBRE A POLUIÇÃO TERMICA, EU COPIEI, COLEI E MANDEI PARA O MEU PRIMO, QUE ESTÁ APRENDENDO SOBRE ESSE ASSUNTO. Xau Xau

    Anónimo disse...

    Jacques Yves Cousteau SEU TEXTO É MUITO INTERESSANTE, PENA QUE NÃO HÁ + TEXTOS IGUAIS AO SEU. O PROXIMO ASSUNTO DEVE SER SOBRE O EFEITO ESTUFA( COMO O OUTRO ANONIMO POSTOU) SIGA A IDEIA DELE, É BOA.
    BOM... VOU FICANDO POR AQUI. ATÉ O PROXIMO COMENTARIO. BJOKAS DE UMA NOVA AMIGA.

    Anónimo disse...

    muiito boom ,melhor do que muito site porai

    Anónimo disse...

    texto mto bom em geral, mas tem mtas consequencias , devia reduzir um pouco isso =)
    bay