Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.
Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligadas a publicidade tais como o grafite, fios de electricidade e telefónicos, os edifícios com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.
Para além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que passam por estes locais, este excesso torna as cidades modernas mais saturadas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. No entanto o problema, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrolo.
Certos municípios, quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmónica e esteticamente agradável ao habitante e turista.
Consequências da poluição visual
A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logótipos e propagandas. O indivíduo perde, em certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa activamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor. O exagero da propaganda na paisagem urbana pode ser considerado uma característica da cultura de massas pós-moderna.
Impactos na saúde:
- Agride a sensibilidade humana, influencia a mente e afecta mais psicologicamente do que fisicamente.
- Prejudica a sinalização do trânsito, trazendo problemas de segurança aos cidadãos.
- Obstrui passeios trazendo transtornos aos pedestres.
Talvez a consequência mais nefasta da poluição visual seja a descaracterização do conjunto arquitectónico, especialmente observada no centro e nos bairros históricos das cidades.
A segurança dos cidadãos:
Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Em alguns casos a poluição visual coloca em risco a vida das pessoas já que muitas faixas e propagandas são colocas em cruzamentos de avenidas confundindo com as suas cores vermelhas a sinalização de trânsito. Muitos países possuem legislações específicas para controlo de sinalizações em diversas categorias de vias.
Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias
As grandes cidades apresentam um grande número de cartazes publicitários, os quais, juntamente com a concentração de edifícios e a carência de áreas verdes constituem uma área de estrema poluição visual que degrada o meio ambiente.
Durante muito tempo, a publicidade integrou a paisagem das cidades, mas hoje percebe-se um exagero que funciona como um factor de degradação das mesmas. A poluição visual acontece quando, com tantas referências acumuladas, as pessoas não têm mais noção de espaço, prejudicando a percepção do mesmo e atrapalhando a circulação dos cidadãos.
1 comentário:
Este e um blog bastante bem organizado e com muita informaçao e muito precisa diga-se.
ainda bem que o criaram continuem o bom trabalho.
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