"Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação."

Jacques Yves Cousteau (1910-1997)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Poluição Hídrica

A água pode ter a sua qualidade afectada pelas mais diversas actividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas actividades gera poluentes característicos que têm um determinado efeito no corpo receptor.

A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido directa ou indirectamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava.




O homem e o avanço tecnológico como principais poluidores


Este tipo de poluição é gerado, usualmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, o número de fábricas também aumenta. Muitas dessas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são despejados pois não permitem uma nova reutilização. O que há de errado é o facto de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos.
A principal fonte de poluição hídrica é o Homem, quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos nos rios, lagos e mares.




Mas quais são as reais consequências da poluição hídrica?

A água é um habitat para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão ser afectadas. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o Homem. Tendo em conta que espécies de peixes servem de alimento ao Homem, estas ao morrerem irão comprometer a alimentação da espécie humana.
Por outro lado, um dos recursos mais importantes e mais usados pelo Homem é a água. Se esta está poluída, poderá provocar doenças e levar mesmo à morte.

A concentração de matéria orgânica nos rios proveniente dos esgotos provoca um aumento de decompositores que consome o oxigénio dissolvido na água acabando por matar os respectivos animais aquáticos.


Os pesticidas e herbicidas são venenos, por isso, quando lançados na água, acabam por matar plantas e os animais aquáticos.
Do mesmo modo, poluição do mar provoca a destruição dos ecossistemas marinhos e litorais, matando ovos, larvas, peixes e mamíferos.

Também as aves aquáticas, quando contaminadas com o petróleo, morrem afogadas porque as suas penas não permitem o voo.




Outras consequências

A eutrofização é o fenómeno causado pelo excesso de nutrientes num corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microrganismos e à consequente deterioração da qualidade da água.

 A hipoxia é um fenómeno de baixa concentração de oxigénio que ocorre em ambientes aquáticos, quando a concentração de oxigénio dissolvido (OD) encontra-se a níveis reduzidos, ao ponto de causar danos nos organismos aquáticos presentes no ecossistema.

Chuvas ácidas, inundações, redução do potencial hídrico do planeta, e o aparecimento de inúmeras doenças ocasionadas pela poluição, são alguns dos graves exemplos das consequências e do nível de degradação da natureza em que o planeta se encontra.

Em suma, existem várias acções que podem ser tomadas para evitar a poluição hídrica.
Os governos têm tomado medidas, nomeadamente alterações legislativas quanto à emissão de resíduos para a água por parte da indústria.
Outra medida poderá ser tratar as águas dos esgotos ao invés de as lançar directamente para o mar contendo ainda todos os poluentes e bactérias nocivas à vida. A água era até há bem pouco tempo considerada como um recurso renovável, mas esta ideia está a começar a alterar-se. A forma como o Homem usa e polui a água é algo preocupante, o que a curto prazo poderá trazer consequências cada vez mais graves.




A poluição nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar da sua riqueza, efeito do progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação dos seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi directamente na manutenção da sua qualidade de vida.

Sem comentários: